Avisos

O P.O. dessa semana será na casa de Ana Helena (16º escalada) e o ponto de encontro será no portão de entrada do condomínio Portal das Águas às 19:15h.


sexta-feira, 8 de julho de 2011

P.O. DO DIA 29/06: SER CRISTÃO



Quando me coube escrever um texto sobre esse P.O, senti-me um pouco em dúvida sobre como escrever, o que escrever, e como definir o que é ser cristão, por isso, demorei em postar esse texto. Mas, mesmo agora construindo esse texto ainda me sinto incapacitada para escrever. Digo que me sinto incapacitada, pois para falar sobre esse tema não é necessário apenas ter todo o conhecimento sobre ele, mas também ser e agir como um cristão. São muitos os exemplos de cristãos que temos e tivemos conhecimento, tantos que fica difícil saber que exemplo seguir.
O precursor de tudo isso foi Jesus Cristo, o nosso grande exemplo. Então, tomaremos seu exemplo para construir um tópico de características que uma pessoa precisa para se torna um cristão.

  •          Jesus aceitou seu destino, quem ele era, e a sua missão. Mesmo no Monte das Oliveiras pedinto a Deus que afastasse dele aquele cálice, Jesus disse a Deus que fosse feita a vontade de Deus e não a dele.  Com isso tomamos nossa primeira característica de que um cristão aceita seu destino e sua missão e se entrega totalmente a ele esperando cumpri-la.


  •          Jesus é o rei dos judeus, filho de Deus, porem é filho de uma humana sem qualquer divindade apesar de sua pureza e de sua grande prova de amor e servidão. Ele foi criado por um carpinteiro e não por nenhum homem da lei ou Rei. Cristo viveu de forma humilde apesar de ser filho do criador de tudo e de todos. Está ai a segunda característica, não importa o berço de onde você veio, se foi criado como um rei ou um humilde servo. Não há uma delimitação de classe para se tornar um cristão.


  •          Cristo partilhou o que tinha com seu próximo, mesmo que seu próximo tenha sido um ladrão, um vagabundo, uma pessoa que para muitos era indigna, mas para ele era digna. A terceira característica é fazer o bem sem olhar a quem, todo homem é digno para receber ajuda e dar ajuda. O que temos que aprender, é que ao olhar para aquele que vamos ajudar não devemos olhar para suas vestes, se perguntando se ele é descente, mas devemos somente olhar, ver nele, Deus que espera pela nossa ajuda.


  •          Cristo perdoa a todos independente de seus pecados. Jesus se pôs a frente de Maria Madalena para defendê-la de homens pecadores, que queriam apedreja-la por ser uma mulher da vida. Naquele momento Jesus mostrou que todos são dignos de perdão seja qual for o seu pecado. Sei que somos humanos e que o perdão é uma dádiva divina, um pouco complicada para nós meros mortais alcançá-lo, mas não é algo que se possa definir como impossível. Na face do outro não se encontra apenas seu irmão, mas também Deus. Será que você pode perdoa-lo?


  •         Cristo fez milagres, curou leprosos, cegos, e ressuscitou um morto. Sei que constituir um milagre não é característica para ser cristão, contudo se formos analisar bem até nós seres sem qualquer divindade, temos a capacidade de fazer um milagre ocorrer. É verdade que para nos humanos é um pouco complicado de fazer, porém como disse, é um pouco complicado e não totalmente. Os nossos milagres acontecem no dia a dia quando fazemos algo por alguém, quando cuidamos do meio ambiente, amamos uns aos outros e quando fazemos alguém feliz. O milagre não é magia, mas é os dons do divino Espirito Santo agindo sobre nos.


  •          Cristo amou a todos, como se fossemos más do que amigos, amou-nos como se fossemos irmãos. Amar é um enigma. Sei que muitos não conseguem amar aqueles com quem tem desavenças, porem até eles devemos amar. O amor é divino, livre de qualquer maldade, puro e igual para todos. Digo que essa característica deveria ser a primeira do tópico, aquela que defini a expressão principal do que é ser cristão, porém venho por último, não só por causa do desleixo dessa pessoa que escreve, mas também porque o amor deve ser sempre a primeira e ultima característica para se torna um cristão.


Ser cristão não é ser um astro do pop ou do rock, mas é ser você. Ser cristão não é ser superior nem inferior, mas estarmos no mesmo patamar de todos. Ser cristão é olhar para o outro e ver nele, você, Deus, Cristo, e aquele a quem você ajuda. Ser cristão é um dom que todos nós temos, porém usá-lo é uma escolha que cabe a cada um, apesar de acreditar ser um dever de todos ajudarem o próximo. O ato de ser cristão é totalmente indolor, mas é gratificante e inigualável. Quando ajudamos alguém percebemos que muitas das vezes, saímos ganhando muito mais do que a quem ajudamos, uma vez que, somos tomados por um estado de espírito que não conseguimos definir. Para terminar, ser cristão é seguir os desígnios de Jesus Cristo sem esperar ganhar nada em troca, e saber que o caminho é árduo, mas lindo em seus diversos ângulos. 

Nenhum comentário: