Avisos

O P.O. dessa semana será na casa de Ana Helena (16º escalada) e o ponto de encontro será no portão de entrada do condomínio Portal das Águas às 19:15h.


quinta-feira, 3 de março de 2011

Reunião 27/02/2011 - Quaresma

A reunião deste último domingo foi coordenada pela Escola da Fé. Com a aproximação da quaresma, Karol e Aida, fizeram uma reunião bastante reflexiva sobre a importância deste momento na nossa vida cristã. A quaresma é tempo de reflexão e de tentar alcançar uma intimidade maior com Deus.
Após a leitura do Capítulo 6 do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus, foi aberto o debate para todos externarmos a importância destes dias em nossas vidas. Foi solicitado então que escrevêssemos em uma folha a resposta de 3 perguntas.
1) Como está se sentindo nesse momento?
2) O que pretende mudar em sua vida no período da quaresma?
3) Como pretende estar depois dos 46 dias? 


O centro de nossa fé cristã é o Mistério Pascal, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Para vivenciarmos de forma mais concreta e plena essa realidade, nossa Mãe Igreja nos oferece um tempo privilegiado de preparação, a Quaresma. Neste mês de março, a partir do dia 9, Quarta-feira de Cinzas, somos convocados pela Igreja para percorrer um caminho em direção de um conhecimento mais profundo da Pessoa de Jesus.

Neste tempo quaresmal, temos a oportunidade de avançar em uma intimidade maior com o Senhor. Digo avançarmos, porque a cada ano a Igreja não nos propõe um repetitivo exercício espiritual que nos permita dizer: "De novo estamos na Quaresma", como, se neste ano, você fosse viver da mesma forma que os outros anos. Não! Definitivamente estamos diante de uma nova oportunidade de, conhecendo mais a Pessoa de Cristo, nos esforçarmos de maneira decidida para correspondermos a Seu grande amor por nós, que chegou a ponto de se entregar por nós em uma cruz. 


A Igreja nos propõe o Jejum como uma das inúmeras formas para vivenciarmos bem este tempo de crescimento e conversão. Contudo, ele em nada pode ser comparado com um regime alimentar ou com um tempo em que passamos fome. Explico de forma bem simples o que é o jejum e as várias maneiras possíveis de fazê-lo em um pequeno livrinho de minha autoria: "Práticas de Jejum", da Editora Canção Nova. Essa prática nos ajuda a crescer em disciplina e nos dispõe para a oração.


A correspondência ao amor de Jesus Cristo nos compromete com Ele e também com os irmãos. Dessa forma, este tempo de conversão nos coloca a percorrer um caminho de crescimento individual-espiritual, lado a lado com um caminho de crescimento fraterno-social. Uma Quaresma bem vivida toca e transforma essas duas realidades, sempre nos conduzindo a uma conformação com a vida de Jesus Cristo.


Por fim, o objetivo maior que almejamos alcançar nesse período quaresmal não é outro senão uma vida mais santa. Convido vocês, meus irmãos e minhas irmãs, companheiros de missão, a se esforçarem para não ser desclassificados nessa caminhada rumo à santidade. Nossa caminhada se inicia com a Quaresma, nosso percurso é a própria vida de Jesus Cristo e nossa meta final é o Céu. Queremos neste mês, com nossa evangelização, alcançar o máximo de pessoas para que ninguém fique desclassificado pelo meio do caminho. Conto com sua ajuda e esforço pessoal. Juntos estaremos nos preparando para celebrar bem o Mistério da Ressurreição do Senhor que coroa este tempo forte de oração.

"Concedei-nos, ó Deus onipotente que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa" (Oração do dia do Primeiro Domingo da Quaresma).

3 comentários:

Dedei disse...

Muito importante está lembrando o sentindo da Quaresma. Vejo esse cmo um momento de junto a Cristo(que foi ao deserto com o objetivo de refletir e recarregar suas forças superando as tentações) buscarmos nosso deserto pessoal e refletir as nossas atitudes, nossas posturas diante de tudo. É tempo de reflexão e mudança.

Zé Ellys disse...

Principalmente tempo de reflexão. É a primeira vez que pago uma penitência na quaresma; só assim para ter uma noção mínima mas considerável do que Jesus passou no deserto, e embora não seja digno de comparação: tô sofrendo pacas, e a tentaçãoé grande.

Anônimo disse...

Mateus 6 a partir...
16. E, quando jejuardes, não vos mostreis constristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
17. Porém tu, quando jejuardes, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto.
18. Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará.


É um conselho do proprio nosso Senhor Jesus Cristo ;D
Fiquem com Deus!